Drenagem linfática
É uma massagem corporal suave que serve para eliminar as toxinas e o excesso de líquido do corpo que causam inchaços, através do estímulo correcto das linfas.
Para entender o que é a drenagem é necessário saber que o sistema linfático é responsável pela filtragem de resíduos no organismo e que a linfa é o líquido a ser manipulado. A linfa é composta de glóbulos brancos e plasma podendo sofrer obstruções, causando inchaços em determinadas zonas do corpo.
Basicamente o que se faz em uma sessão de drenagem linfática é fazer com que a linfa se mova fluidamente na circulação linfática, não estagnando durante a sua viagem.
A drenagem actua beneficiando, principalmente, em casos de: linfedema (inchaços de pernas e/ou braços), sendo amplamente utilizada por gestantes, em períodos pré-menstruais e em eventos pós cirúrgicos. Proporciona alívio dos sintomas da artrite reumatóide e da fibromialgia.
Deve ser realizada em todo o corpo: pernas, barriga, braços, costas e pés de modo a promover o correcto percurso das linfas e, por consequência, o restabelecimento do seu curso normal.
A sessão dura em média 50 minutos e deve ser feita na frequência indicada pelo terapeuta.
Leopoldina de Lima- Terapeuta Integrativa
