Hipnose Clínica

A hipnose clínica (ou hipnoterapia) consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramenta terapêutica, direcionada ao tratamento de transtornos emocionais, psicológicos, físicos, além de hábitos e sentimentos indesejáveis. Esta técnica apresenta bons resultados, umas vez que todo o processo incide no tratamento das causas do problema apresentado e não nos seus sintomas.

Importa referir que a Organização Mundial de Saúde (OMS), a American Psychological Association (APA), a American Medical Association (AMA) e a British Medical Association (BMA), reconhecem as vantagens e recomendam em determinadas situações o uso da hipnose aos profissionais de saúde desde a década de 50 do século passado.

Através da indução a um estado focado de consciência, conhecido como transe hipnótico, procura-se identificar e trabalhar a cadeia de acontecimentos que tornaram a pessoa susceptível a desenvolver o transtorno em questão (mesmo quando o problema se apresenta em idade avançada, muitas vezes o evento causador vem da primeira infância até o início da puberdade, gerado por episódios de que a pessoa nem se lembra mais).

Os principais problemas tratados com hipnose clínica, seja como ferramenta principal ou coadjuvante, são: depressão, ansiedade, síndrome do pânico, fobias, vícios (tabaco, álcool, jogo), distúrbios alimentares, comportamentos / sentimentos indesejáveis, baixa autoestima, timidez, falta de foco / concentração, procrastinação, luto e melancolia, dificuldade na superação de traumas (stress pós traumático), vazios emocionais, relacionamentos conflituosos e perturbações do sono.

Para além disso, a hipnose clínica é igualmente utilizada  como complemento a tratamentos médicos, tanto em distúrbios psicogénicos (que têm factores psicológicos e emocionais como causa dos sintomas físicos) quanto em casos em que as condições emocionais agem como agravantes, tais como, enxaquecas, cólicas menstruais, fibromialgia, dor crónica e aguda, alergias diversas, doença oncológica e acompanhamento de atletas de alta competição.

Um dos aspectos fundamentais do uso da hipnose é que, a mesma, pode ser ensinada em consultório aos pacientes para que saibam entrar em transe em casa ou em qualquer outro local e ajudar no seu próprio tratamento.

Em suma, em transe hipnótico, a pessoa aprende a estar tranquila e equilibrada,  olhando para as dificuldades de forma mais construtiva, contribuindo assim para o seu bem-estar.

 ©Liliana Botelho

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora