Psicologia
Quando uma pessoa pensa em procurar um/a psicólogo/a muitas vezes a dúvida que persiste é como funciona terapia e para que serve realmente um/a psicólogo/a. Deste modo, a Psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento dos seres humanos em diferentes situações da sua vida. Os profissionais desta área avaliam e intervêm em múltiplas problemáticas a nível emocional, mental ou comportamental, numa fase específica ou ao longo da vida.
- Decidir procurar ajuda não é sinónimo de desperdício de dinheiro, de estar maluco ou de ser fraco, antes pelo contrário significa que a pessoa compreendeu que precisa de novas estratégias e ferramentas para lidar com as suas emoções e problemas.
Benefícios de fazer terapia:
Ultrapassar medos e dificuldades;
Adquirir estratégias e ferramentas necessárias para lidar com algumas situações;
Ser ouvido sem julgamento;
Quebrar ciclos viciosos;
Desenvolver novos hábitos;
Mudar a perspetiva;
Aumentar a autoestima;
Criar relações saudáveis;
Lidar com sentimentos;
Melhorar a saúde mental.
A palavra mudança pode parecer assustadora, mas permanecer nos mesmos ciclos, vezes e vezes sem conta, não nos faz evoluir e cuidar da nossa saúde mental. Contudo, todos ao nosso redor podem falar sobre o certo e o errado, mas as respostas e a decisão está em cada um de nós. Todos somos responsáveis pelos nossos comportamentos e pelas nossas decisões. Cabe a cada um de nós decidir mudar e (re)descobrir uma perspetiva diferente ou simplesmente ficar na zona de conforto.
Áreas de intervenção: Acompanhamento e intervenção psicológica com jovens adultos e adultos;
Intervenção individual principalmente em casos de Perturbação do Humor (e.g., depressão) e de Ansiedade; Problemas pessoais, familiares, sociais e relacionais.
Cristiana Mariz - Psicóloga
