Reiki
O Reiki é considerado um método de captação da energia essencial que existe no universo. De acordo com a teoria do Reiki, o fluxo adequado desta energia não só permite manter a saúde do corpo e da mente como promove a cura de desequilíbrios ou doença.
O Reiki é uma terapia energética de origem japonesa que tem como objectivo revitalizar a energia e o estado global do indivíduo. Significando "Energia Universal", o Reiki constitui uma terapia que funciona como complemento à acção de qualquer prática médica. Não se sobrepondo à acção da bio-medicina ou das medicinas tradicionais, o Reiki não visa ser o substituto de nenhuma prática, mas sim o complemento de todas elas.
Origem
O Reiki é uma prática tibetana, redescoberta no Japão em meados do século passado por Mikao Usui. Constitui um sistema de cura natural através da imposição das mãos e é referido, pelos seus mestres como uma terapia complementar com a acção no domínio mental, material, emocional e espiritual e que se adequa harmoniosamente a qualquer estilo de vida.
A ideia base do Reiki é a de que o indivíduo se encontra conectado com o sistema energético do Universo. Quando a energia universal (essencial) flui, o indivíduo atinge um estado harmonioso e saudável. Quando a energia essencial encontra resistências ao seu fluxo, o indivíduo adoece e vê diminuídas as capacidades naturais de se curar. Uma das funções do Reiki é canalizar adequadamente a energia vital, promovendo, assim, o processo de cura natural do organismo.
Principais efeitos do Reiki
Promover o relaxamento profundo do organismo
Fortalecer o organismo, tornando-o mais apto a combater as patologias
Libertar o indivíduo da ansiedade e do stress
Tornar o indivíduo mais auto consciente e atento
Promover e facilitar a cura.
O Reiki é realizado com o paciente vestido, sentado ou deitado. O terapeuta aproxima as mãos de zonas pré determinadas do paciente (cabeça, tronco, braços, pernas, pés), sem que haja manipulação ou toque.
© Leopoldina de Lima - Terapeuta Integrativa
