Terapia Visceral
A Terapia Visceral é uma técnica manual, suave e não invasiva, capaz de identificar as áreas de restrição e mau funcionamento dos órgãos internos corrigindo essas restrições.
A vida e o movimento estão intimamente ligados. Todo o ser vivo encontra-se em constante movimento e o funcionamento dos órgãos internos depende deste movimento: o bater do coração, o movimento da respiração, a contracção dos intestinos, etc.
A harmonia dos órgãos depende da regulação deste movimento e, quando algo não funciona bem, zonas de tensão anormais são criadas afectando órgãos internos, estruturas envolventes e mesmo estruturas distais.
Nesta terapia o corpo dá-nos a indicação do que devemos tratar e, respeitando esta indicação e princípio não há risco de magoar o paciente. As patologias de órgãos internos irão beneficiar directamente desta técnica e indirectamente beneficia-se também as estruturas associadas, por exemplo: uma aderência à volta de um pulmão vai acabar por criar uma modificação do eixo de movimento deste órgão que por sua vez vai obrigar as estruturas em seu redor a adaptações anormais, podendo gerar dores na coluna, nos ombros, etc.
O stress também afecta negativamente a função dos órgãos, criando contracção e mau funcionamento. A Terapia Visceral irá estimular e influenciar positivamente os mecanismos naturais do corpo humano a libertar os efeitos negativos do stress nos órgãos e a melhorar a sua função e movimento.
As técnicas de avaliação e correcção usadas neste sistema trabalham em sintonia com os movimentos rítmicos dos órgãos regulando movimentos, libertando aderências e não raras vezes reposicionando órgãos em situações pós trauma e pós cirurgia.
© Paola Kemenes